quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Crosta Continental

A crosta continental é a camada de rochas graníticas, sedimentares e metamórficas que forma os continentes e as zonas de baixa profundidade junto às suas costas, conhecidas como plataformas continentais. É menos densa que o material do manto e assim "flutua" sobre este. A crosta continental é também menos densa que a crosta oceânica, mas muito mais espessa; 20 a 80 km de espessura contra os 5 a 10 km da crosta oceânica. Cerca de 40% da superfície terrestre encontra-se coberta por crosta continental.
. Por causa da sua baixa densidade relativa, a crosta continental é raramente subductada para o manto (um exemplo é a colisão de blocos continentais com grande espessamento local que pode causar a sua fusão a grande profundidade). Por esta razão, as rochas mais antigas do planeta situam-se nas zonas interiores dos continentes, os chamados cratões (porções bastante antigas de crosta continental)e não na repetidamente reciclada crosta oceânica .
A elevação das cadeias montanhosas está geralmente relacionada com a espessura crustal. Este fato é consequência da isostasia (equilíbrio gravitacional) associada com a orogenia (formação de montanhas).




2 comentários: