quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Crosta Oceânica

Crosta oceânica, é a designação dada à camada da litosfera terrestre, com características de composição, espessura e densidade diferenciadas, que constitui o fundo das bacias oceânicas. Note-se que mesmo nos oceanos podem existir porções de crosta continental submersa, em geral nas plataformas continentais, mas não restrita a estas. Apesar de ambas constituírem a crosta da Terra, as crostas oceânica e continental são completamente distintas em composição, espessura e história geológica.
A crosta oceânica tem uma espessura de 5 a 10km (raramente ultrapassando os 10km de espessura, mas podendo ter apenas 3km) e é mais densa do que a sua equivalente continental. A densidade, variando ligeiramente com a região, é em geral próxima de 3,3 (isto é 3,3 t/m³).
A crosta oceânica é composta por materiais máficos da família dos basaltos e gabros, ricos em minerais ferromagnesianos. Devido a esta composição, a crosta oceânica é por vezes designada por sima (de silício e magnésio), em contraponto ao sial (silício e alumínio) da crusta continental.
A teoria mais aceita hoje diz que existe uma camada chamada de manto, logo abaixo da crosta, formada de enormes placas, as placas tectônicas. De acordo com conceitos mais recentes, são cerca de 12 placas. A maioria delas contêm um continente e a parte do oceano em sua volta. E existe ainda a placa do Oceano Pacífico. Essa camada de placas junto com a crosta terrestre forma a Litosfera






Um comentário:

  1. Obrihado ai pessoal pela ajuda. É que este Trabalho mi ajudou em muitas coidas.
    Se tiver um grupo ai de estudo algém mi adere ai porfavor é que eu tou precisando de um ajuda tá mano valeu tchau e boa noite🙆🙆🙆

    ResponderExcluir