quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Manto Inferior

O manto inferior (ou manto interno) inicia-se cerca dos 650 km de profundidade e estende-se até à descontinuidade de Gutemberg, situada a 2.700 - 2.890 km de profundidade, na transição ao núcleo. O manto inferior está separado da astenosfera pela descontinuidade , sendo uma zona essencialmente sólida e de muito baixa plasticidade.
A densidade nesta região aumenta linearmente de 4,6 a 5,5. Aparentemente, no manto inferior não ocorre nenhuma mudança de fase importante, apesar de que se dão pequenos gradientes na velocidade de propagação das ondas sísmicas aos 1.230 km e 1.540 km de profundidade. Desta forma, acha-se que o aumento na velocidade das ondas sísmicas deve ocorrer principalmente como resultado da compactação de um material de composição uniforme. Propuseram-se vários modelos que sugerem que o manto inferior contém mais ferro que o manto superior.
A temperatura varia de 1.000º C a 3.000° C, aumentando com a profundidade e com o calor produzido pela desintegração radioativa e por condução a partir do núcleo externo.



Um comentário: